O que é Catarata
Catarata é o embaçamento de uma das lentes do olho que normalmente é transparente. Com isso a visão perde progressivamente a nitidez, ficando cada vez mais nublada (como se olhássemos através de uma janela suja). Na maioria das vezes a catarata não pode ser diagnosticada a olho nu e nem mesmo é percebida facilmente pelos próprios portadores da catarata nas suas fases iniciais.
Catarata não é aquela pele que as vezes cresce no olho? A “pele” que as vezes cresce externamente ao olho e que muitos confundem com a catarata é chamada de Pterígio, que, na verdade, é uma degeneração da conjuntiva e pode ter ou não indicação de cirurgia.
Sintomas
A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não dá sintomas no inicio. Aos poucos a pessoa vai tendo dificuldade para ler, dirigir, andar na rua e distinguir as pessoas. Outros sintomas podem ser:
- Visão nublada
- Dificuldade de dirigir à noite devido ao brilho dos faróis
- Mudanças frequentes no grau dos óculos
- Visão dupla
- Dificuldade em fazer as atividades diárias por causa de problemas de visão.
Causas e Tipos de Catarata:
- Catarata relacionada à idade: é o tipo mais comum, ocorre em geral com o processo de envelhecimento, surgindo mais frequentemente após os 50 anos.
- Catarata Congênita. Ocorre por doenças da mãe durante a gravidez, que atingem o feto.
- Catarata Traumática. Ocorre após acidentes que danificam os olhos. Geralmente é unilateral.
- Catarata Diabética. Pode iniciar antes dos 50 anos e provoca perda visual mais rapidamente que a catarata senil.
- Catarata Decorrente do uso de medicamentos. Principalmente os corticoides (colírios ou por via oral/endovenosa), quando usados por longos períodos.
Como posso evitar que a catarata apareça?
Não há como evitar a predisposição genética e nem o envelhecimento do cristalino. Porém, medidas preventivas podem ser tomadas para reduzir os fatores de risco abaixo.
Os fatores que aumentam o risco de catarata incluem:
- Idade
- Diabetes
- Beber quantidades excessivas de álcool
- Exposição excessiva ao sol
- Exposição à radiação ionizante, tal como a utilizada nos raios X e radioterapia para câncer
- História familiar de catarata
- Pressão arterial elevada
- Obesidade
- Lesão ocular prévia ou inflamação crônica nos olhos
- Cirurgia ocular anterior
- Uso prolongado de medicamentos corticosteroides
- Tabagismo
Catarata tem cura?
Sim! Felizmente, catarata tem cura.
Tratamento da catarata. Em que consiste a cirurgia?
O tratamento curativo da catarata é o cirúrgico e consiste em substituir o cristalino envelhecido por uma prótese transparente denominada de lente intra-ocular (LIO). Isso fará com que a visão volte a ser como era antes de você ter a doença.
Como posso saber se é o momento certo para operar a catarata ou se posso esperar mais algum tempo?
Na técnica cirúrgica antiga, em que se removia a catarata sem fragmentá-la, tínhamos que aguardar a catarata evoluir (amadurecer) para se indicar a cirurgia, pois o procedimento era mais invasivo e arriscado. A recuperação visual era mais prolongada e com maiores riscos para o paciente. Com as técnicas modernas de cirurgia de catarata o momento de indicar a operação mudou: hoje devemos evitar que a catarata chegue a um estado muito avançado, pois a sua rigidez dificultará a sua aspiração e fragmentação, aumentando o risco de complicações cirúrgicas e o tempo de recuperação pós-operatório. A indicação mais frequente da cirurgia de catarata é o desejo e necessidade do paciente, de enxergar melhor. Mas, em determinadas circunstâncias, pode ser necessário partir do oftalmologista a indicação da cirurgia, para prevenir ou tratar complicações decorrentes da presença do cristalino doente, opaco e/ou de volume aumentado, ou ainda para possibilitar o acompanhamento e tratamento de doenças da retina e do nervo óptico.
Cirurgia da Catarata
A cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local (absolutamente indolor) sem a necessidade de internação hospitalar. Para a recuperação visual é necessário retirar o cristalino opaco e fazer o implante de uma lente intra-ocular. A qualidade de visão com a lente intra-ocular é muito superior àquela com óculos ou lentes de contato. Por isto, o implante da lente intra-ocular é feito de rotina atualmente.
A cirurgia de catarata é realizada com LASER?
Na técnica moderna de cirurgia, o laser de femtossegundo pode ser usado para realizar alguns passos da cirurgia, como a confecção das incisões, a retirada de uma parte da membrana que envolve o cristalino e a fragmentação da catarata, mas a aspiração dos fragmentos será realizada através do facoemulsificador.
Quanto tempo leva para a visão voltar ao normal após a cirurgia?
A melhora da visão tem relação com a intensidade da inflamação do olho após o procedimento cirúrgico. A inflamação pode ocorrer em intensidades diferentes dependendo do quanto a catarata estava avançada e também das condições de recuperação da córnea, retina e demais estruturas oculares do paciente. Diabetes e outras doenças também podem interferir na recuperação. É comum a visão ficar embaçada nos primeiros dias de pós-operatório. Havendo pouca ou nenhuma inflamação a visão se recupera rapidamente.